Ano abençoado. Gratidão e amor expressam tudo de bom que tenho recebido do TERLUZ. Muito obrigada Mãe Carla Cid por tantos ensinamentos, através do seu exemplo de amor, acolhimento, humildade e abnegado serviço ao Bem. A minha vida está cada vez mais iluminada com tantas bençãos que tenho recebido no TERLUZ. Desde o primeiro encontro, a cada sorriso no final dos trabalhos, é amor em abundância reverberando. Que Olorum te fortaleça Mãe Carla, mais e mais, em sua missão grandiosa. O TERLUZ é realmente um templo de luz que nos auxilia no crescimento moral e espiritual. Gratidão a todos os Orixás, a Cacique Tupinambá, a Indiana Cid, a Darci Fernandes, a Tati Cima e todos os trabalhadores que amoramente sempre me acolhem.
Carol Bandeira
03/11/2017
Vou dizer poucas palavras. Fui muito bem recebida pela casa. Fui pra visitar a acabei gostando da energia, do ambiente enfim. Fez-se um ano que frequento a casa. Não frequentei há mais tempo porque não tive o conhecimento do TERLUZ antes. Venho dizer que sinto muita gratidão pela acolhida e que até fevereiro/2018 sentirei saudades. Feliz festas para todos e em especial Dirigente Carla. Abraço bem apertado.
Paula Santos
28/10/2017
Gratidão!
Oi, Mainha do meu coração! Tava aqui pintando e pensando na minha trajetória na Umbanda e lembrei de você. Pensando como você, minha mãe no santo, foi maravilhosa!!!! Por isso vim aqui pra te agradecer por tudo. Pela paciência quando vacilei, pelo acolhimento quando cheguei, pela compreensão quando desisti, pela amorosidade quando temi, por acreditar, mesmo quando eu duvidei, pela oportunidade do trabalho mediúnico, pela confiança financeira (na lojinha), pela compreensão pelas faltas ao trabalho, pelos ensinamentos da Umbanda, pela ajuda a me conectar com meus guias e principalmente com minha mãe Oxum. Contigo aprendi, realizei, experimentei, me emocionei, ajudei, entendi, compreendi e aceitei. GRATIDÃO É UMA PALAVRA PEQUENA, PELO QUE VOCÊ (e meus irmãos) SÃO NA MINHA VIDA!!! Existem mais sentimentos que transbordam, mas faltam palavras. Que todos os Guias e Mestres te abençoem e iluminem a sua jornada. Estarei sempre aqui, pra quando precisar.
Tati Cima
18/09/2017
Sempre tive essa necessidade latente de estar conectada com minha espiritualidade. Católica por batismo, sempre me questionei sobre o forte caminho que sempre me levou ao sincretismo religioso, pois sempre senti a força, o respeito e admiração pelos orixás juntamente e simultaneamente aos santos católicos, bem como a curiosidade e a certeza da verdade espírita, ou seja, a certeza de que não estamos sós, encarnados e desencarnados estão em contato. Nunca soube e nem sei mas sempre senti essa certeza no coração, sempre tive uma enorme admiração pela cultura oriental e cigana. Foi então que comecei a sentir mais forte essa necessidade de entender de onde vinha esse misto de crença. Foi então que comecei a estudar minha ancestralidade. Assim, de maneira súbita e insistente, passei a sonhar com meus ancestrais e o catolicismo já não me completava (não só ele). Essa inquietação, pensamentos, persistiu ainda mais forte. Sempre senti algumas reações em meu corpo em certos ambientes, ou /e companhia de algumas pessoas. Passei a fugir como criança com medo. Um belo dia me deparei com o site dessa casa de amor. Li seus fundamentos e me encontrei. Literalmente uma Luz se acendeu dizendo-me interiormente: vá!! Seu coração pede. Vá! Marquei duas vezes e tudo aconteceu e acabei não indo. Na terceira vez eu disse: Eu vou! E fui! Aqui estou encontrando respostas sobre minha missão nesse plano, algo esta começando a se conectar como um grande quebra-cabeça Universal. Estou me desprendendo da angústia ou ela esta se desprendendo de mim. Quanto amor tenho recebido nesta casa de Luz! Quanto acolhimento! Caridade ! No TERLUZ eu sinto uma Paz Interior tão grande! Me sinto conectada com minhas raízes sem abandonar minhas crenças enraizadas do catolicismo.Há respeito às correntes religiosas, e o melhor, a espiritualidade é o foco. Muito Obrigada!
Gratidão é a palavra que define o imenso amor e caridade que encontrei no TERLUZ! Minha vida voltou a ter luz! A luz de saber que tenho muito a aprender, a evolui como ser humano.
Ana Cristina
15/09/2017
TERLUZ, o nome por si só já diz tudo. Foi aqui que encontrei a paz, que encontrei o amor, que encontrei o verdadeiro sentido da vida. Foi neste lugar que encontrei um caminho cheio de luz. Um dia minha mãe me disse que se eu não fosse pelo amor iria pela dor. Não sei definir direito em qual dos dois me encaixo, mas sei que vim por amor a ela e pela dor também. Conheci o TERLUZ por convite da própria dirigente Carla, na época minha professora na faculdade. Após alguns dias pensando se deveria ir ou não, decidi ir. Neste lugar cheguei meio assustada, e só fui porque um amigo disse que me acompanharia, pois eu estava com medo, nunca tinha ido a um lugar assim. Nesta casa fui acolhida por todos, onde me ajudaram a passar pelos momentos mais difíceis da minha vida vivida até hoje. Cada reunião era um momento mágico e eu saía uma pessoa renovada. Hoje sou filha da casa e tenho muito orgulho do lugar que me encontro, da forma séria como a dirigente Carla conduz e desenvolve os trabalhos, praticando a verdadeira e genuína Umbanda. Eu só tenho que agradecer ao plano espiritual por ter colocado esse caminho em minha vida. E ao passar de quase quatro anos, a casa cresceu e eu cresci junto. E assim continuamos... crescendo, vivendo e aprendendo... Sou feliz por ser Umbandista, é um presente poder viver essa religião e buscar a cada dia a renovação e o autoconhecimento, tendo a oportunidade de melhorar aquilo que não é bom em mim e que pode ser o melhor de mim. Gratidão a todos os ORIXÁS, a todos os ESPÍRITOS DE LUZ, a toda família TERLUZ. Axé!
Camila Oliveira
21/03/2017
Carla, agradeço todo o carinho que tenho recebido da família TERLUZ. Desde que comecei a frequentar o centro minha vida não mudou; eu é que mudei, aprendi a ser uma pessoa melhor com mais fé e esperança. Hoje tenho o coração tranquilo, cheio de paz (apesar deste mundo louco em que vivemos). Agradeço a cada um que frequenta o centro e desejo um Natal com muita paz e harmonia e um 2017 cheio de luz com saúde, sucessos e alegrias... beijos.
Patrícia Kise
24/12/2016
Fiquei muito emocionada quando entrei pela primeira vez neste site. Carla, minha sobrinha e comadre, por quem tenho muito amor e carinho, você não imagina como é grande a emoção de ver você nesta caminhada no trabalho espiritual, pois sempre desejei este caminho pra toda a minha família, mas infelizmente alguns não entenderam ainda. Você fez primeiro como iniciante e ai foi crescendo, estudando, orando e correndo atrás do que você queria...e conseguiu!!! Está aí o TERLUZ com toda força espiritual e você na condução como uma dirigente deve fazer. Fico feliz, pois a maioria da nossa família acredita no trabalho espiritual que precisa ser feito aqui na Terra. Tenho certeza que os nossos entes queridos que foram antes também estão felizes com o TERLUZ! Abraço forte e pode contar sempre com sua tia, comadre e amiga.
Cida Cid
21/10/2016
Lembro até hoje o momento em que fui levada ao TERLUZ. Frequentava um outro centro esotérico cuja dirigente havia falecido há mais ou menos 1 ano e minha mãe falecida há poucos meses. Em sonho fui levada a uma casa de muro azul cujos rituais eu desconhecia e em minha ignorância rejeitei por acreditar ser do Candomblé quando me foi dito: " Não julgas sem saber". Minha surpresa quando cheguei ao TERLUZ e ver o mesmo muro azul e as sensações que senti me desarmaram. Uma casa pequena, poucos médiuns e uma dirigente que iniciava sua caminhada nos orientando e guiando nesse caminho. Me senti acolhida e com o coração alegre comecei a estudar e entender um pouco sobre essa religião linda e de Amor. Sobre nossas raízes e do encanto dos seus rituais e crenças. Foram seus guias, suas pessoas e esse constante aprimorar que me mostraram o que é ter Fé e de lá pra cá tenho sentido essa força poderosa de transformação. Eternamente grata a todos dessa caminhada, a Carla Cid por abraçar sua missão e nos permitir aprender e crescer, a cada irmão, a cada entidade, mas em especial meu querido "Pai" Tupinambá. É impossível pra mim expressar tudo o que Ele tem feito em prol da minha evolução como médium, mas principalmente como ser humano. Gratidão sempre. E que nossa casa continue sempre com harmonia e união aberta a todos que procurem!
Cecília Basili
29/09/2016
Parabéns TERLUZ!!! O Site realmente retrata todo nosso amor, fé, humildade, solidariedade e empenho que dedicamos a todos que nos procuram para uma palavra amiga e ajuda espiritual. Agradecemos a Olorum, depois a nossa Dirigente Carla Cid, que com sua força espiritual e perseverança, conduz tão bem essa casa, assim como todos os filhos e consulentes que com fé e abnegação, confiam nos trabalhos ali realizados, emanados pela energia positiva e fluídos benéficos, com a proteção do nosso Mentor Cacique Tupinambá e todos Orixás ali presente. Devemos a cada dia, meus irmãos, mesmo enfrentando as adversidades, amar essa casa, pois sabemos que ela é Posto de Socorro e Trabalho para nós encarnados e para os desencarnados. Que o TERLUZ seja o Educandário de Luz a nos ensinar mais a cada dia! Temos como lema, o grande segredo da vida: amarmos uns aos outros! Sarava!
Indiana Freire Cid
02/09/2016
É um templo espiritualista de culto umbandista, que tem à sua frente a Sacerdotisa Carla Freire Cid, assistida pelo corpo mediúnico deste; é regido pelos orixás Yánsãn, Òsòósi e Ògún, tendo como seu mentor espiritual o Sr. Cacique Tupinambá, personalidade do culto ancestral, pertencente ao povo indígena. Um templo religioso que pratica e professa a igualdade e religiosidade universal, baseada numa política, com práticas e ações voltadas à ação social, à caridade e o amor ao próximo. O TERLUZ é um templo que fundamenta práticas e ações que tem origem em uma cultura e religiosidade fincada em tempos remotos e perpetuada, pelo médiun Zélio Fernandino de Moraes, com núcleo de umbanda genuína e suas posteriores evoluções, trazendo suas ramificações na culturas Nagô-Iorubana (Africanistas); Kardecismo; Catolicismo e religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo, que enfatizam e fundamentam à moralidade do culto na sua face "branca" e reencarnacionista. O templo religioso TERLUZ, é um local que propícia a realização de atividades voltadas para o trabalho e desenvolvimento espiritual, onde médiuns e beneficiados (assistência), compactuam com a evolução em tornar-se pessoas melhores, através da evangelhoterapia e funções rito-liturgicas que propiciam e fundamentam a elevação das forças humanas e universais em espiritualizados e evoluídos em termos cármicos e resgate de uma condição de vida melhor em termos de sofrimentos. No trabalho social, o TERLUZ desenvolve práticas de ação social, ajudando ao próximo, às populações carentes e desfavorecidas econômicamente, ofertando um serviço que propõe melhores condições de vida para a comunidade em seu entorno, fazendo um trabalho de cuidado e ação social seja ela através de orientação espiritual, donativos como cestas básicas, alimentos e roupas, o que significa o cuidado com outro, o amor ao próximo, à humanidade, como sugere o evangelho preposto, pregado e deixado nos escritos e incentivado por Jesus Cristo e todas a correntes religiosas que professam e compactuam o amor fraterno, e portanto verdadeiro. Um abraço Fraterno.
Rizonilson de França
24/08/2016
Deixo aqui meus parabéns por criarem um espaço onde pessoas que frequentaram o TERLUZ e aos que moram distante possam estar ligados na conexão do pensamento e pedindo auxílio para as entidades do TERLUZ. Peço que nas reuniões orem e peçam as entidades por mim e minha família, pois todos os dias somos vencedoras, com a graça de Deus.Carla, que Deus te abençoe cada dia com esse dom de ajudar as pessoas Beijos a todos.
Darvina Sandra Cipriano Soares
21/08/2016
Era o primeiro sábado de agosto de 2013. E assim, pela primeira vez, pisei no solo sagrado chamado Templo Espiritualista Raios de Luz. Uma tarde ensolarada que me trouxe a sensação de leveza poucas vezes sentida - estava há mais de um ano afastado da vivência Umbandista. E como prática ritual era dia de homenagem aos Guardiões. Ali, pude sentir as energias fortemente irradiadas, as pernas trêmulas sobre os pés que não conseguiam aquietar-se. O abraço foi longo, a acolhida tirou lágrimas. Era a certeza de um novo lar. Era d'Ele - Sr. Cacique Tupinambá - tenho as primeiras falas ainda gravadas. De lá para cá, foram colheitas de amor, exercício da paciência, abnegação, estudos, sorrisos, tristezas... enfim, tudo que passamos na vida terrena, mas que, inegavelmente, são necessárias à cada passo evolutivo. Honrado, rendo os meus agradecimentos, portanto, precipuamente a Deus e à Carla por ter-me proporcionado mais uma linda família, repleta de caridade, luz e fé. Que as bênçãos dos Orixás permitam-te saúde, equilíbrio e sapiência para o exercício do quão essencial preceito: Amar e servir ao próximo como a si mesmo, por meio da nossa amada Umbanda. Espero em Deus ser merecedor de continuar a caminhada espiritual ladeado por tantos irmãos. Gratidão a cada um, elos de um todo que representam: Ternura, Esperança,Respeito, Louvação, Unção e Zelo. Fraterno abraço.
Jorge Azevedo
10/8/2016
Me recordo como se fosse hoje, o primeiro dia em que entrei no TERLUZ: uma sensação jamais vivida, fui acolhida por todos ali presentes. Meu Orixá, pela primeira vez, se apresentou a mim e a casa, naquele momento eu tive a certeza que ali seria meu lugar, minha casa. Os anos se passaram e eu continuei firme e forte na minha caminhada, me dedicando com amor e carinho a essa casa e a espiritualidade. Em janeiro de 2016 fui diagnosticada com CA de mama. No momento em que recebi a notícia, fiquei sem chão e me senti perdida. Cheguei no TERLUZ no sábado seguinte à notícia, fui ao congá e conversei com todo o meu povo e os ORIXÁS da casa, pedindo ajuda e forças para encarar e aceitar esse momento da minha vida. Estou em tratamento há 6 meses. Cada quimioterapia é uma luta e uma esperança. As pessoas olham pra mim e falam que eu não pareço estar doente, que sou forte. O nome dessa força é FÉ, e é por ela que me mantenho em pé, firme e forte, acreditando nos cuidados epirituais. A cada amanhecer agradeço por abrir os olhos e poder me levantar para mais um dia. Por isso quero aqui agradecer a você, Carla, que me apresentou o TERLUZ e a UMBANDA, e a você por ter atendido o chamado da espiritualidade e ter aceitado com amor no coração a sua missão. Hoje não sei o que seria de mim se não fosse minha FÉ. Quero continuar minha caminhada e me tornar a cada dia um ser humano melhor. Oxalá, Iansã, Ogum e Oxossi e todos os orixás e entidades abençoem essa casa e a você, Carla. Axé!!!
Adriana Castilho
10/08/2016
PRECE DE AGRADECIMENTO
Obrigado, meu Deus,pela fé que me sustenta,
Pelos amigos que fiz
E continuo fazendo.
Obrigado, meu Deus,Pelas bençãos de Ogum,
Pela proteção de Iemanjá,pelo amor de Oxum.
Obrigado, meu Deus,
Pela força de Iansã,
Pela retidão de Xangô,
Pelo colo de Nanã.
Obrigado, meu Deus,
Pelo equilíbrio de Oxossi,
Pelas curas de Omolú,
pelas cores de Oxumaré.
Obrigado, meu Deus,
Pelas folhas de Ossaim,
Pelas Crianças que enchem
de alegria nossos Terreiros,
Pela amizade dos Boiadeiros.
Obrigado meu Deus,
Pela humildade dos Pretos-Velhos,
Pelas Almas Santas e Benditas,
Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira.
Obrigado, meu Deus,
por fazer de mim um instrumento da Tua vitória
Meu muito obrigada ao TERLUZ e a você Carla pelo acolhimento.
Daiane Bispo
09/08/2016
Gratidão! Sim, essa é a palavra que enfatizo, com ainda mais força desde o primeiro dia em que pisei meus pés no TERLUZ! Após uma longa busca e necessidade de me encontrar Espiritualmente, eis que conheço o Templo que me abraçou de forma branda, cheia de paz e boas energias. Que me ensinou e me ensina a cada dia ser uma pessoa melhor, que me ensina ser mais tolerante, mais paciente e mais humilde e me faz ter a certeza que estou no caminho certo! Mãe, que Olorum abençoe cada vez mais essa linda caminhada, com muita luz e força! O site está lindo, transmite os ensinamentos e a verdade que é o TERLUZ!
Thaysa Velloso
09/08/2016
Após ter vivenciado os aprendizados de varias e diferentes vertentes religiosas, chego ao TERLUZ e aqui não precisei negar nada que aprendi, ao contrario, me sinto super a vontade de aprender e compartilhar os conhecimentos adquiridos no cristianismo, hinduismo, taoismo e espiritismo. Provando que a Umbanda agrega e o TERLUZ vive essa Umbanda pura e livre de preconceitos que nos envergonha como Seres espirituais que somos. Parabéns querida Carla Cid por se permitir ser usada como instrumento dessa espiritualidade que agrega. Namastê
Darcy Fernandes
07/08/2016
Fé inabalável!
A fé inabalável...fez com que aceitasse sem temor algum o trabalho de caridade e amor. Acompanho tua jornada e sei que tudo na tua vida pode mudar, menos a fé na Espiritualidade. E é graças a tua fé, que o TERLUZ, é o lugar que é, acolhedor e sagrado. Onde os teus filhos de fé, podem também exercitar a bondade, a caridade, a paciência, a perseverança e o amor ao próximo. O TERLUZ é o lugar onde as pessoas, se sentem bem, sentem a paz que nele reina, é o lugar onde se busca alivio para as dores do corpo e da alma. Hoje não consigo separar a pessoa Carla Cid do templo TERLUZ, é uma união perfeita, que tenho certeza foi obra do Criador em prol de um mundo melhor e mais humano. Que OLORUM, ilumine, proteja e renove sempre tuas forças para a condução dessa casa de Luz .
Sirlene Reclitzki
06/08/2016
O site está lindo demais!!! Cada aba que eu ia abrindo, ia me emocionando junto, lendo devagar e aproveitando todas as mensagens das seções, Dá pra realmente sentir o quanto ele foi feito com carinho e amor. Adorei a galeria, a parte dos textos de reflexão, os pontos cantados... tudo! Fiquei imensamente feliz e muito grata durante esta visita virtual. Equipe TERLUZ de Parabéns! Muito agradecida de verdade pela Existência do TERLUZ, meu coração sempre fortalecendo com vocês. Muita luz! Que Oxalá continue encaminhando mais pessoas para compartilharem deste site lindo e possam aquecer seus corações, Axé!
Maria Juliana
05/08/2016
Como me sinto bem neste local! Muita luz!
Carla Castro
02/08/2016
Sou do Rio de Janeiro e lá eu frequentava um terreiro que praticava a verdadeira umbanda de Zélio Fernandino de Moraes. Há 05 anos moro na Bahia e procurava uma casa que seguisse a mesma linha, sem essas misturas que infelizmente vejo na Bahia. Casas que se dizem Umbandistas, mas não sabem nada de Umbanda. Muito feliz por encontrar o TERLUZ. Encontrei meu lugar na Bahia. Parabéns por serem quem vcs são. Aaahh....o site ficou especial.
José Júnior
29/07/2016
Parabéns TERLUZ! Tive a oportunidade de conhecer a casa e só posso falar muito bem. Um lugar onde reina a paz e a caridade. Trabalho lindo. Que Deus abençoe vcs. O site está muito lindo.
Márcia Borges
29/07/2016
Gente, adorei o site. A casa de vcs é sem dúvida um lugar onde a gente se sente bem. Não sabemos mais viver sem o TERLUZ.
Família Silva
28/07/2016
Parabéns Carla, o site está lindo!!! Emanando uma energia fantástica! Me emocionei. Foi bom saber das ações para ajudar mais a casa.Quando abrir os cursos estou na lista, viu! Bjo
Carla Barbosa Araújo
28/07/2016
Olá! Que bom voltarmos aos nossos sábados sagrados! O site está lindo e será de suma importância na divulgação desde trabalho maravilhoso realizado pelo TERLUZ. Fico feliz pela oportunidade de fazer parte dele.
Roberta Miranda
28/07/2016
Adorei o site.
Ludmila dos Prazeres
28/07/2016
Parabéns!
Parabéns pela elaboração do site. Muito útil. Estávamos precisando. Que nossos guias e Orixás nós guiem sempre. Sucesso sempre.
Fernando Cavalcanti
28/07/2016